
FLORAIS DE BACH
A saúde depende de estarmos em harmonia com nossas almas.
Dr. Edward Bach

Afinal, o que são os Florais de Bach?
Como o próprio nome sugere, os florais são feitos à base de flores e recebe o nome Florais de Bach devido a esse sistema ter sido desenvolvido pelo médico inglês: Dr. Edward Bach, através de muito estudo e observação.
Dr Bach desenvolveu 38 essências florais capazes de equilibrar todos os nossos possíveis estados emocionais, humor e traços de personalidade com a finalidade de restaurarmos nossa força e equilíbrio interior, e assim vivermos com mais qualidade de vida.
A palavra chave desse tipo de tratamento é a SIMPLICIDADE. O foco do terapeuta floral é tratar o doente e não a doença.



Dr. Bach acreditava que muitas das nossas doenças físicas e dores são reflexos dos nossas emoções e pensamentos em desequilíbrio.
Se não soubermos lidar com nossas emoções ou ficarmos muito focados no lado negativo dos problemas, por exemplo, nosso corpo reage a fim de nos alertar que algo não vai bem, e como resultado ficamos doentes.
As doenças físicas de fundo emocional recebem o nome de doenças psicossomáticas e são doenças que muitas vezes procuramos auxílio médico, fazemos exames esperando encontrar a causa da nossa dor, mas nada encontramos.
Abaixo, cito alguns exemplos de estados emocionais e problemas relacionados que podem trabalhar com os florais e ter bons resultados:
BENEFÍCIOS
O que os Florais tratam?
✔️ Ansiedade
✔️ Fobias e Síndrome do Pânico
✔️ Tristeza
✔️ Vazio
✔️ Ressentimento
✔️ Depressão
✔️ Raiva
✔️ Apatia
✔️ Stress
✔️ Tensão
✔️ Intolerância
✔️ Irritabilidade, impaciência e explosão
✔️ Insônia e dificuldade para dormir
✔️ Desânimo e falta de perspectiva na vida
✔️ Cansaço físico e mental
✔️ Indecisão
✔️ Culpa
✔️ Preguiça
✔️ Falta de confiança
✔️ Sintomas de TPM e menopausa
✔️ Egocentrismo
✔️ Possessividade
✔️ Mudança de humor repentina
✔️ Compulsões
✔️ Falta de autoconfiança e autoestima
✔️ Choques emocionais, relacionados a perda de um ente querido, por exemplo
✔️ Sentimento de desencorajamento e falta de esperança frente a desafios
✔️ Preocupação
✔️ Pensamentos repetitivos
✔️ Ciúmes e inveja
✔️ Birra (no caso das crianças)
✔️ Medos do mais simples até terror/pânico
IMPORTANTE:

Muito importante entender que os florais nada tem de místico ou esotérico e não fazem nossos problemas desaparecerem.
O trabalho deles é ajudar nosso corpo emocional a reencontrar o equilíbrio e harmonia perdidos para voltarmos ao estado saudável e positivo.

Em que situação os florais são úteis?
- Situações pontuais e emergenciais:
Alguns exemplos do dia a dia como: se sentir muito apreensivo pois terá que falar em público; muito ansioso porque terá uma prova muito importante; aflito pois terá que andar de avião e isso causa medo; medo de dirigir, etc.
- Estados de espírito e humor:
Por exemplo: mulheres que durante a TPM relatam que sentem tristeza e melancolia e nem sabem da onde isso vem; humor variável; cansaço mental e físico devido ao excesso de trabalho ou preocupações; desânimo; pessimismo; sentimento de solidão; impaciência, baixa autoestima.
- Emoções enraizadas ("crônicas"):
Fobias, ansiedade, pânico e medos que há muitos anos existe; traumas passados que podem ainda ter uma influência sobre nosso comportamento atual ou desenvolvido alguma doença física; baixa autoestima e falta de segurança, raiva, ciúmes, inveja, etc.
- Características e personalidade:
Timidez, pessoas super protetoras, sonhadores, os fortes que nunca desistem, indecisos, os entusiastas que lutam pelos seus ideais, os autoritários, os perfeccionistas, os ranzinzas, os medrosos, etc.


